Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil Rotina das atividades... 27.03.2017 - Recepção dos calouros e integração com os veteranos. 03.04.2017 - Apresentando o plano de ensino para o semestre. A Disciplina é articulada a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil. Vamos conhecer os documentos oficiais do MEC para Educação Infantil ? Base Nacional Comum Curricular Base Nacional Comum Curricular
A professora Rita, citada no início desta reportagem, acredita piamente nisso. Ela criou o projeto Griô, palavra de origem africana que significa "contador de histórias", para valorizar a identidade racial das crianças. Em sua escola, 89 dos 150 matriculados são afro-descendentes, mas poucos conheciam a cultura de seus antepassados. De início, ela promoveu rodas de conversa, localizou a África num globo terrestre e apresentou Vovô Zezinho e Maria Chiquinha, um casal de bonecos pretos que virou mascote da turma. Rita escolheu sete contos que exploram a africanidade e associou cada um deles a uma atividade diferente.
Para o primeiro conto, Aguemon (Carolina Cunha, 54 págs., Ed. Martins Fontes), que trata do nascimento da Terra, ela trouxe para a escola sementes de várias texturas, cores e tamanhos.
Na segunda história, Xangô e o Trovão (Reginaldo Prandi, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas), cada criança identificou as partes do corpo e as diferenças entre meninos e meninas.
Duas histórias do livro Irê Ayô: Mitos Afro-brasileiros, (Vanda Machado e Carlos Petrovich, 123 págs., EDUFBA) deram origem às seguintes atividades: após a fartura de A Terra Mexida e Plantada Dá Frutos, todos plantaram sementes no jardim para aprender que também as pessoas precisam de respeito e cuidados, e a história Ossain, o Protetor das Folhas, inspirou uma tarde de chás, produzidos com ervas da flora brasileira, com a participação dos pais.
Os familiares também foram mobilizados para ajudar na produção de panôs (um tipo de artesanato de origem africana em que vários retalhos, de diferentes tamanhos e cores, são reunidos para representar a diversidade) inspirados por Bruna e a Galinha d'Angola (Gercilga de Almeida, 24 págs., Ed. Pallas).
E funcionárias da escola ajudaram a fazer birotes nos cabelos das meninas depois que a professora leu para as crianças o livro As Tranças de Bintou (Sylviane Diouf, 32 págs,. Ed. Cosac Naify). Brenda, a que se achava feia, logo percebeu que existem vários padrões de beleza. O projeto exigiu muita dedicação de Rita, mas lhe rendeu o primeiro lugar no prêmio Educar para a Igualdade Social, promovido pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e da Desigualdade em 2006. "Hoje, os pequenos se sentem mais seguros e respeitam mais os funcionários da casa", afirma a professora.
Rotina
1. Leitura de uma Poesia. Vinho do Teu Corpo (Pablo Neruda)
Bebo o vinho do teu corpo
Devagar como se a boca
Fosse uma flor onde o tempo
Desenha um mapa da vida
Corre o vinho do teu corpo
Nos lençóis da madrugada
E há carícias debruçadas
À janela do silêncio
Bebo o vinho do teu corpo
Bebo até morrer de sede
Bebo o vinho do teu corpo
Bebo até morrer de sede
E provo o vinho do teu corpo
Gota a gota e beijo a beijo
Como quem recolhe o sonho
De entre os dedos de um sorriso
Corre o vinho do teu corpo
Nos regatos do luar
Que hão-de vir desaguar
Mansamente nos meus braços
Bebo o vinho do teu corpo
Bebo até morrer de sede
Bebo o vinho do teu corpo
Bebo até morrer de sede
Bebo o vinho do teu corpo
Devagar e quase a medo
Na surpresa dos segredos
Copos cheios de prazer
Bebo o vinho do teu corpo
Bebo até morrer de sede
Bebo o vinho do teu corpo
Bebo até morrer de sede
Gota a gota beijo a beijo
2. Apresentação das aulas preparadas.
Ordem das equipes:
Helen Keller
Universalize
Teia dos saberes
Liga da Justiça Pedagógica
Ciranda Pedagógica
Ímpares
3. Leitura de Volume IV da Coleção Práticas educacionais inclusivas. pp. 8-50
1. Leitura da Poesia pela equipe Ciranda Pedagógica.
2. Para aquecer o debate sobre a inclusão escolar do aluno PAEE.
3. Na turma toda, cada equipe faz uma auto avaliação do que que produziram até aqui, e se os objetivos estão sendo atingidos.
4. Elaborar o plano de equipe do dia de hoje.
5. Em equipe fazer uma relação do texto a Bem vindo a Holanda, e do texto: “O currículo e a didática: pontes para a aprendizagem em salas inclusivas”com os vídeos exibidos da escolarização da Clarinha. Produzir um texto coletivo de 10 a 15 linhas, sobre c um contexto educacional que buscasse garantir o direito à aprendizagem e não só a socialização.
6. Realizar a auto avaliação do plano de equipe do dia de hoje.