domingo, 1 de maio de 2016

Implementando os projetos de estágio na Educação infantil

Compartilhando sugestões para os projetos de estágio.

De acordo com os temas demandados, segue algumas sugestões.

Vivenciando a Diversidade

Cultura Africana na Educação infantil






Guia de trabalho Cultura Africana


Material disponibilizado na Nova escola:
Projeto Griô: contação de histórias africanas
A professora Rita, citada no início desta reportagem, acredita piamente nisso. Ela criou o projeto Griô, palavra de origem africana que significa "contador de histórias", para valorizar a identidade racial das crianças. Em sua escola, 89 dos 150 matriculados são afro-descendentes, mas poucos conheciam a cultura de seus antepassados. De início, ela promoveu rodas de conversa, localizou a África num globo terrestre e apresentou Vovô Zezinho e Maria Chiquinha, um casal de bonecos pretos que virou mascote da turma. Rita escolheu sete contos que exploram a africanidade e associou cada um deles a uma atividade diferente.
Para o primeiro conto, Aguemon (Carolina Cunha, 54 págs., Ed. Martins Fontes), que trata do nascimento da Terra, ela trouxe para a escola sementes de várias texturas, cores e tamanhos.
Na segunda história, Xangô e o Trovão (Reginaldo Prandi, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas), cada criança identificou as partes do corpo e as diferenças entre meninos e meninas.
Duas histórias do livro Irê Ayô: Mitos Afro-brasileiros, (Vanda Machado e Carlos Petrovich, 123 págs., EDUFBA) deram origem às seguintes atividades: após a fartura de A Terra Mexida e Plantada Dá Frutos, todos plantaram sementes no jardim para aprender que também as pessoas precisam de respeito e cuidados, e a história Ossain, o Protetor das Folhas, inspirou uma tarde de chás, produzidos com ervas da flora brasileira, com a participação dos pais.
Os familiares também foram mobilizados para ajudar na produção de panôs (um tipo de artesanato de origem africana em que vários retalhos, de diferentes tamanhos e cores, são reunidos para representar a diversidade) inspirados por Bruna e a Galinha d'Angola (Gercilga de Almeida, 24 págs., Ed. Pallas).
E funcionárias da escola ajudaram a fazer birotes nos cabelos das meninas depois que a professora leu para as crianças o livro As Tranças de Bintou (Sylviane Diouf, 32 págs,. Ed. Cosac Naify). Brenda, a que se achava feia, logo percebeu que existem vários padrões de beleza. O projeto exigiu muita dedicação de Rita, mas lhe rendeu o primeiro lugar no prêmio Educar para a Igualdade Social, promovido pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e da Desigualdade em 2006. "Hoje, os pequenos se sentem mais seguros e respeitam mais os funcionários da casa", afirma a professora.


Convivência 














Convivência na diversidade

Projeto aprendendo a conviver na escola


Estimulação Sensorial



Atividades sensoriais para pequenos.


Brinquedos com sucatas




Neste blog tem várias sugestões de jogos e brinquedos.





Projeto Tinta e texturas
Tintas e texturas


Nossa ex-aluna da Pedagogia Yaeko Nakadakari Tsuhako escreveu este texto que acrescenta muito.
O DESENHO COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

O trabalho de conclusão de mestrado da Professora Yaeco abordou o tema.
O ENSINO DO DESENHO COMO LINGUAGEM: EM BUSCA DA POÉTICA PESSOAL


Estimulação sensorial para bebês



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