Abordagem
|
Tradicional
|
Behaviorista
|
Humanista
|
Cognitivista
|
Socio-cultural
|
Contemporânea
|
Escola
|
Transmissão de
cultura
|
Formas de
controle
|
Autonomia do
aluno
|
interacionista
|
Contexto
sócio-cultural
|
Rede de conexões
|
E-A
|
Verbalista
dedutivista
|
Arranjo e
planejamento de reforço
|
Centrado no
aluno
Não-diretividade
|
Pesquisa
investigação
|
Problematização
dialogicidade
|
Cooperação
Colaboração
Parceria
|
Professor
aluno
|
Relação vertical
|
Controlador
aprendizagem e do ensino
|
Facilitador da
aprendizagem
|
Provocador
cognitivo
Orientador da
aprendizagem
|
Relação
Horizontal
Cooperação
|
Protagonista
Parceiro
Dinamizador
|
Metodologia
|
Aula expositiva
memorização
|
Instrução
programada
individualização
|
Pesquisa
Trabalho em
grupos
|
Investigação
Experiências
Construção
operações cognitivas
|
Situações
existenciais
Conteúdos
contextualizados
|
Trabalho
cooperativo
|
Avaliação
|
Reprodução de
conteúdos
|
Testagem inicial
e final
|
Auto-avaliação
|
Pesquisa de
habilidades
|
Auto-avaliação
|
Auto-avaliação
|
Representantes
|
Durkhein
Alain Chartier
|
Skinner
Mager
Briggs
|
Rogers
Neill
R.Fromm, Popper
|
Piaget
Bruner
|
Paulo Freire
Vygostsky
|
Pierre Lévy
H.Gardner
|
segunda-feira, 6 de maio de 2013
QUADRO DAS ABORDAGENS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário