segunda-feira, 6 de maio de 2013

QUADRO DAS ABORDAGENS

Abordagem
Tradicional
Behaviorista
Humanista
Cognitivista
Socio-cultural
Contemporânea
Escola
Transmissão de cultura
Formas de controle
Autonomia do aluno
interacionista
Contexto sócio-cultural
Rede de conexões
E-A
Verbalista
dedutivista
Arranjo e planejamento de reforço
Centrado no aluno
Não-diretividade
Pesquisa
investigação
Problematização
dialogicidade
Cooperação
Colaboração
Parceria
Professor
aluno
Relação vertical
Controlador aprendizagem e do ensino
Facilitador da
 aprendizagem
Provocador cognitivo
Orientador da
aprendizagem
Relação Horizontal
Cooperação
Protagonista
Parceiro
Dinamizador
Metodologia
Aula expositiva
memorização
Instrução programada
individualização
Pesquisa
Trabalho em grupos
Investigação
Experiências
Construção operações cognitivas
Situações existenciais
Conteúdos contextualizados
Trabalho cooperativo
Avaliação
Reprodução de conteúdos
Testagem inicial e final
Auto-avaliação
Pesquisa de habilidades
Auto-avaliação
Auto-avaliação
Representantes
Durkhein
Alain Chartier
Skinner
Mager
Briggs
Rogers
Neill
R.Fromm, Popper
Piaget
Bruner
Paulo Freire
Vygostsky
Pierre Lévy
H.Gardner

Nenhum comentário:

Postar um comentário