CAPÍTULO 10 - O Planejamento Escolar – Baseado no Livro – DIDÁTICA.
AUTOR: JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - EDITORA: CORTEZ, 1994.
O autor
começa este capítulo dizendo que o planejamento, ensino e a avaliação são
atividades que devem supor conhecimento do processo de ensino e aprendizagem.
O
planejamento escolar propõe uma tarefa ao professor de previsão e revisão do
processo de ensino completamente. Há três modalidades de planejamento: o plano
da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
Importância
do planejamento escolar
O
planejamento do trabalho docente é um processo de racionalização, organização e
coordenação da ação do professor, tendo as seguintes funções: explicar
princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho; expressar os vínculos entre
o posicionamento filosófico, político, pedagógico e profissional das ações do
professor; assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho;
prever objetivos, conteúdos e métodos; assegurar a unidade e a coerência do
trabalho docente; atualizar constantemente o conteúdo do plano; facilitar a
preparação das aulas.
Tem-se
que entender o plano como um guia de orientação devendo este possuir uma
ordem seqüencial, objetividade e coerência entre os objetivos gerais e
específicos, sendo também flexível.
Requisitos
para o planejamento
Os
principais requisitos para o planejamento são os objetivos e tarefas da escola
democrática; as exigências dos planos e programas oficiais; as condições
prévias dos alunos para a aprendizagem; e as condições do processo de transmissão
e assimilação ativa dos conteúdos.
O plano
da escola
O plano
de escola é um plano pedagógico e administrativo que serve como guia de
orientação para o planejamento e trabalho docente. O autor descreve os passos
para a realização de um plano da escola, as principais premissas e perguntas
que devemos formular para sua elaboração são: posicionamento da educação
escolar na sociedade; bases teórico-metodológicas da organização didática e
administrativa; características econômicas, social, política e cultural do
contexto em que a escola está inserida; características sócio-culturais dos
alunos; diretrizes gerais sobre sistema de matérias, critério de seleção de
objetivos e conteúdos; diretrizes metodológicas, sistemáticas de avaliação;
diretrizes de organização e administração.
O plano
de ensino
O autor
afirma o plano de ensino como o roteiro detalhado das unidades didáticas.
Podemos chamar também de plano de curso ou plano e unidades didáticas.
Este
plano de ensino é formado das seguintes componentes:
- Justificativa das disciplinas;
- Delimitação dos conteúdos;
- Os objetivos gerais;
- Os objetivos específicos;
- Desenvolvimento metodológico;
- Conteúdos;
- Tempo provável;
- Desenvolvimento metodológico.
O plano
de aula
O plano
de aula é certamente um detalhamento do plano de ensino, é uma especificação do
mesmo. O detalhamento da aula é fundamental para obtermos uma qualidade no
ensino, sendo assim o plano de aula torna-se indispensável. Em primeiro lugar,
deve-se considerar que a aula é um período de tempo variável, sendo assim, as
unidades devem ser distribuídas sabendo-se que às vezes é preciso bem mais do
que uma aula para finalizar uma unidade ou fase de ensino. Nesta preparação, o
professor deve reler os objetivos gerais das matérias e a seqüência dos conteúdos;
desdobrar as unidades a serem desenvolvidas; redigir objetivos específicos por
cada tópico; desenvolver a metodologia por assunto; avaliar sempre a própria
aula.
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