segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Quanto as blogs estamos finalizando a leitura de tudo, mas percebi que alguns grupos não atualizaram tudo.
Vamos lá ainda da tempo!
Abraços 
Vera

Queridos alunos o semestre está quase acabando.
Já é quase natal , desejo boas festas e para não perder o costume que tal cantarmos est música, que considero um tributo ao novo ano!

http://m.youtube.com/watch?v=bBW8g64Vzf8&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DbBW8g64Vzf8

terça-feira, 1 de outubro de 2013




Nossa aula  03.10.2013

Vamos cantar??




http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cantigas-roda-sambalele-590702.shtml


Nosso objetivo para hoje:
Que todos ao término da aula sejam capazes:

1. compreender a organização do trabalho pedagógico na educação infantil, considerando as tensões do currículo.

2. Concluir o trabalho da aula anterior e postar no blog.


Rotina:
1. Cantar

2. Plano de atividade

3 . Leitura do capítulo do livro - p. 418-449  da Lenira
http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_1.pdf

Esta leitura decidir na sala se em grupo ou individual, ou  em voz alta para a sala toda, cada um lendo um parágrafo.
Após a leitura elaborar para cada grupo um pequeno texto (5 linhas) do consideram essencial para  a organização do trabalho Pedagógico na Educação Infantil e postar no blog.

4. Visitar o site
http://www.ibilce.unesp.br/#!/administracao/cci/

Cada grupo deve explorara o site e comentar no blog da organização, projetos, o que mais gostou? Pq?  O que podia ser melhorado em que?

5. Se sobrar tempo terminar a apresentação do trabalho da aula passada,  para que na próxima aula depois da semana de estudos vamos fazer a apresentação.

Material complementar

http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/


Bom trabalho!











quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cultura da infância e a Cultura brasileira na formação do professor brincante - Bruna Laselva Hamer

  
Rotina:
1.       Partilha: questões texto semana anterior

2.       Roda de brincadeiras:

a) Viuvinha:
(Coro) Que coqueiro tão alto, que ninguém pode alcançar, alcançar, alcançar
Chegou aquela viúva e começou a chorar, a chorar, a chorar
(Viuvinha) Sou uma viuvinha que veio de Belém, quero me casar mas não acho com quem
(Coro) Se case comigo que eu sou seu bem, se case comigo que eu sou seu bem
(Viuvinha) não é com você, não é com ninguém, é com a/o (nome) que eu quero mais bem

b) Xote:
Xote, xote, xote, esse xote não é meu, esse xote é da Maria filha de um compadre meu
Descrição: Roda de mãos dadas girando sentido anti-horário repetindo lentamente o xote, ao final da frase inverte-se o sentido da roda, enfatizando a introdução: “Xoooote” e movimentando o tronco para frente enquanto vira-se para o outro lado.

c) Topei topada
Topei topada, lagartixa baleada, quanto mais eu penso nela, mais me lembro da topada (repete)
Brincadeira de mãos: bate palmas e bate mãos com pessoa da frente enquanto canta e vai acelerando a cada recomeço.

d) Cantigas de ninar:
- Amigo Besouro padim já achei,
Farta Madinha onde vou acharei
Zum é Besouro, zum zum zum é besouro (2x) – Indígena
- Xô, Xô pavão, sai de cima do telhado
e deixa esse menino dormir sono sossegado,
Esse menino não é meu, deram para eu criar
Obrigação de quem cria é o menino acalentar, ôoo – Européia
- Dan Dan Skidin Dan
Skidin Dan Dan Skidin Dan
Skidin Dan Dan Skidin Skidin, Skidin Dan Dan - Africana

3.       Vídeos: 
        “Quintal das crianças” 
       “Naturalmente: teoria e jogo de uma Dança Brasileira” - http://www.youtube.com/watch?v=c9QEddiCLNY

4.       Texto: Cultura da infância e cultura brasileira in CRUZ, Maria Cristina Meirelles Toledo. Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes/USP, São Paulo, 2005. 

5.       Partilha no grupo: Brincadeiras da sua infância e de outras infâncias e reflexão sobre o texto
       Mapeamento: Quais as brincadeiras levantadas pelo grupo?
       Quem ? Onde? Quando? Do que?

6.       Narrativa pessoal: Como as brincadeiras da sua infância marcaram seu desenvolvimento pessoal?

Links:
C.R.I.A Centro de Referência Integral de Adolescentes - http://www.cria.org.br/
Documentário "Escolarizando o mundo" http://www.youtube.com/watch?v=6t_HN95-Urs

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Retomando nosso trabalho...

Caros alunos hoje retomamos o trabalho com o blog e com a aprendizagem cooperativa.

Vamos cantar.?

http://www.youtube.com/watch?v=SCsRXMKi3ws







Vamos conhecer o RCN?

http://www.youtube.com/watch?v=ZbE0O6C9CBI

Neide Barbosa - PUC de SP.


Veja o vídeo com a professora Tatiane Bertoni da USP

sobre os Principais Fundamentos da Educação Infantil
http://www.youtube.com/watch?v=W4LWNfIHxzc




Nossa rotina hoje

1. Cantar
2, Vídeo sobre RCN.
3.  Estudar o RCN






segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aula dia  27.05

1. Vamos cantar??

Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata, universo paralelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
No país da fantasia, num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Pica-Pau amarelo


Link: http://www.vagalume.com.br/sitio-do-picapau-amarelo/sitio-do-picapau-amarelo-gi.html#ixzz2UW584aaU



2. Rotina da aula

Dividir em novos grupos, nos quais cada novo grupo deve elaborar um plano de aula
na perspectiva histórico-critica.
meia hora - voltar para os grupos e socializar.

São sete grupos: Os temas são: movimento, artes visuais, expressão oral e escrita, natureza e sociedade , matemática, identidade e autonomia e música.

3. Leitura e debate do texto - Interdisciplinaridade da fazenda.
três grupos vão discutir 1 e 4 vão discutir o outro.

Plenária final.




segunda-feira, 6 de maio de 2013

Rotina aula 05.05.2013

1. Cantar
2. Explicar os objetivos da aula - Vera
3. Aula dialogada sobre Planejamento e Plano de Ensino.
4. Atividade em Grupo - Fazer plano de equipe
5. Fazer plano de aula -
(Educação Infantil) - cada grupo um tema diferente.
6. Apresentar plano
7. Postar plano