terça-feira, 29 de março de 2016

Aula dia 29.03.2016 - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Nossa rotina


1. Poesia.  (Informação da Net- Mario Quintano).

Turma toda.


Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=Fiy_6UZqM7I

2. Assistir parte do filme " América nua e crua". Não tenho  online.
Turma toda.

3. Assistir o filme - Documentário da Política.
Turma toda.


4. Em equipe - Fazer a leitura do texto  sobre a Família.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Iniciando Nova Turma com Aprendizagem Cooperativa - 22-03-2016

Ano novo - Vida Nova!! Alunos Novos!

Para aquece o coração.....



Proposta de trabalho da Disciplina Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.




A turma foi dividida em seis equipes.

Cada equipe sugeriu, debateu e elegeu um nome e e um LOGO.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Aula dia 15.12 - Prática de Ensino Educação infantil

Rotina. 

1. Ouvir as paródias  elaboradas pelas equipes

2. Dúvidas das cronicas

3. Retomando a avaliação


4. Leitura e debate do texto sobre Ludicidade.


Aula do dia 01.12.2012

Neste dia a atividade foi planejar e desenvolver  uma atividade com crianças.
Exemplo de um plano de aula.

Disponível em: http://pt.slideshare.net/cmrc43/planejamento-educao-infantil-10872624


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Aula de Educação Inclusiva dia 12/11/2015

Neste dia trabalhamos avaliação da aprendizagem.


Vamos refletir!


Relembrando o papel da avaliação.



Vídeo da Professora Anna Augusta



Parte 1


Parte 2



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Aula dia 17.11.2015 - Prática de ensino Educação Infantil

Nossa rotina

Vamos cantar:


Poesia:
Mãos Dadas (Poema da obra Sentimento do mundo)
Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro. 
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. 
Entre eles, considero a enorme realidade. 
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. 

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, 
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. 
O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes, 
a vida presente.


Leitura:  Texto do Livro Fundamentos da Educação Infantil. Ambientes facilitadores.



Vamos assistir o filme.


Produção de um texto coletivo em equipe acerca dos que os professores devem considerar para organizar o trabalho na educação infantil.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Aula dia 10.11.2015 - Prática de ensino na educação infantil

Nossa rotina

1. Retomando os combinados do semestre e refletindo sobre o andamento da disciplina.
2. Leitura sobre a implementação do projeto de criação da escola na USP, o atendimento na creche,  a formação continuada.
3. Poesia -   Tema abordado tempo. Escolhida pela equipe Pé na Estrada


VIDA/TEMPO

Quem tem olhos pra ver o tempo
Soprando sulcos na pele
Soprando sulcos na pele
Soprando sulcos?
tempo andou riscando meu rosto
Com uma navalha fina
Sem raiva nem rancor.
tempo riscou meu rosto com calma
Eu parei de lutar contra o tempo
ando exercendo instantes
acho que ganhei presença.
Acho que a vida anda passando a mão em mim.
A vida anda passando a mão em mim.
Acho que a vida anda passando.
A vida anda passando.
Acho que a vida anda.
A vida anda em mim.
Acho que há vida em mim.
A vida em mim anda passando.
Acho que a vida anda passando a mão em mim.
E por falar em sexo
Quem anda me comendo é o tempo
Na verdade faz tempo
Mas eu escondia
Porque ele me pegava à força
E por trás.
Um dia resolvi encará-lo de frente
E disse: Tempo,
Se você tem que me comer
Que seja com o meu consentimento
E me olhando nos olhos
Acho que ganhei o tempo
De lá pra cá
Ele tem sido bom comigo
Dizem que ando até remoçando.
Viviane Mosé

4. Tentamos cantar a música da Tartaruguinha.


Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=ZBJ7ba5wdr0

5. Finalizamos a leitura do texto sobre Projetos de trabalho na Educação Infantil, conhecendo algumas experiências realizadas e a forma de fazer o relatórios dos mesmo.