Título Original: L’enfant Sauvage
Título no Brasil: O Garoto Selvagem
Direção: François Truffaut
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1970
Duração: 83 min
País: França
Sinopse: Em 1797, um menino foi encontrado floresta de Aveyron, o qual vivia como selvagem sem saber andar, falar ou se expressar como nós. Ele então fica sob os cuidados do médico Jean Itard, que acredita poder sociabilizá-lo. Itard conta com a ajuda de Madame Guérin, sua governanta, para educar o menino e ajudá-lo a se comunicar através de sinais. O menino tenta escapar, mas acaba se envolvendo numa relação filial com o jovem doutor. História baseada em fatos reais que ocorreram nos fins do século XVIII.
Disponível em http://filmescult.com.br/o-garoto-selvagem-1970/
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Proposta de continuidade com a Metodologia: Aprendizagem cooperativa
Rotina do dia.
Retomando e recompondo as equipes cooperativas.
Divisão da atividades propostas para o seemstre
Debate sobre a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva.
Texto – Fundamentos para uma educação para a diversidade.
Referência: CARDOSO, Clodoaldo Meneguello.
Fundamentos da Educação para a Diversidade. in: RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos (Org.). Diversidade e cultura inclusiva [e-book]. São Paulo: Acervo Digital da Unesp, 2014, p. 10-30. Trata-se de e-book proveniente da elaboração da disciplina Diversidade e cultura inclusiva do curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) II. Disponível em: <https://goo.gl/AfaFDT>. Acesso em: 15 ago. 2017.